Portugal eleito o “Melhor Destino do Mundo” pelo segundo ano consecutivo

Portugal foi eleito o “Melhor Destino do Mundo” pelo segundo ano consecutivo. O país ganhou um total de 17 “óscares do turismo”, atribuídos pelos World Travel Awards, numa cerimónia que ocupou o Pátio da Galé, em Lisboa, este sábado à noite. A capital portuguesa é, aliás, uma das grandes vencedoras: Lisboa foi eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” a nível mundial.
 
Esta foi a primeira vez que a gala de entrega dos prémios — que já vai na sua 25.ª edição — se realizou em Portugal, à semelhança do que aconteceu a 23 de Novembro, quando o Pavilhão Carlos Lopes recebeu a estreia em absoluto da gala do Guia Michelin em terras lusas. O resultado desta edição dos World Travel Awards também é histórico, sobretudo quando comparado com os sete prémios que o país venceu no ano passado e com os quatro atribuídos em 2016. 2018 viu chegar 16 galardões, comummente conhecidos como “óscares do turismo”.
 
Portugal, que volta a distinguir-se na categoria “Melhor Destino do Mundo”, fez frente a África do Sul, Brasil, Espanha, EUA, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quénia, Ruanda, Sri Lanka e Vietname. De referir ainda que o país foi reeleito “Melhor Destino Turístico da Europa” pelo segundo ano consecutivo em junho deste ano. Este é também o segundo ano consecutivo em que Lisboa é distinguida como “Melhor Destino para City Break” a nível mundial, sendo que em junho foi eleita “Melhor Cidade Destino Europeu”. É a primeira vez que Lisboa recebe dois prémios mundiais no mesmo ano.
 
Mas as boas novas não se ficam por aqui e vão além de Lisboa. Madeira vê repetido o prémio do ano passado, na categoria de “Melhor Destino Insular”, à semelhança do que acontece com os Parques de Sintra — Monte da Lua, novamente considerados a “Melhor Empresa em Conservação”, e o Turismo de Portugal, que foi uma vez mais distinguido como “Melhor Organização de Turismo”. Prémio também para a Amazing Evolution Management, distinguida como o operador líder mundial de boutique hotels.
 
A companhia aérea TAP leva para casa três galardões, incluindo o de “Melhor Revista A Bordo”, e há cinco hotéis portugueses no pódio — Corinthia Hotel Lisboa, Olissippo Lapa Palace Hotel, The Vine Hotel, Vila Joya Hotel Restaurant, no Vila Joya, e Conrad Algarve. Pode consultar a lista completa abaixo.
 
A lista completa dos prémios atribuídos a Portugal
 
1. Melhor Atração Turística de Aventura – Passadiços do Paiva
 
2. Melhor Cidade Destino City Break – Lisboa
 
3. Melhor Cidade Destino – Lisboa
 
4. Melhor Hotel de Cidade – Corinthia Hotel Lisboa
 
5. Melhor Hotel Clássico – Olissippo Lapa Palace Hotel
 
6. Melhor Empresa em Conservação – Parques de Sintra – Monte da Lua
 
7. Melhor Hotel de Design – The Vine Hotel
 
8. Melhor Destino – Portugal
 
9. Melhor Hotel de Gine Dining – Vila Joya Hotel Restaurant, Vila Joya
 
10. Melhor Revista A Bordo – Up Magazine (TAP Air Portugal)
 
11. Melhor Resort de Lazer de Luxo – Conrad Algarve
 
12. Melhor Organização de Turismo – Turismo de Portugal
 
13. Melhor Companhia Aérea para África – TAP Air Portugal
 
14. Melhor Companhia Aérea para América do Sul – TAP Air Portugal
 
15. Melhor Site de Entidade de Turismo – VisitPortugal
 
16. Melhor Destino Insular – Madeira
 
17. Melhor Operador de Boutique Hotels – Amazing Evolution Management
 
Fonte: Observador
Autor: Ana Cristina Marques