O Salto Tandem, ou Salto Duplo, é um Salto de Paraquedas acompanhado por um Instrutor Certificado.
 
O paraquedismo é um Desporto de Aventura muito atrativo e procurado em todo o mundo, e em Portugal, tal como em países como na Austrália e o Dubai, existem já programas turísticos com o Salto Tandem como experiência radical.
 
O Salto Tandem, que é o Salto de Paraquedas mais procurado como experiência, ou ainda em Voucher de Oferta como momento inesquecível e diferente, ao invés de mais um objeto material normal, esta é uma opção para um número cada vez maior de pessoas.
 
Em Portugal, com especial destaque no Centro de Paraquedismo da Skydive Seven em Portimão, o Salto de Paraquedas – Salto Tandem, é a experiência de aventura que mais realizamos, devido à nossa extraordinária e mágica localização na costa sul do Algarve.
ver preços do salto tandem

O que acontece durante um Salto Tandem?
Salto de Paraquedas no Algarve.

A experiência é composta por quatro grandes momentos: Primeiro – o dia em que pensas em fazer um Salto Tandem (Saltar de Paraquedas) e começas e pensar “como será”. Segundo – depois chega o momento em que chegas ao Centro de Paraquedismo, onde é realizada uma a preparação. Terceiro – seguido do Salto Tandem. Quarto – a aterragem.
A preparação consiste numa formação que dura 15 a 20 minutos, tudo é explicado, não vais para o ar com dúvidas. Depois deste momento importante, liderado sempre por um instrutor, vais entram no avião (O super Fly Taxi) e, após uns quinze minutos voo, a porta é aberta e é aqui que se dá a grande transformação – o momento da verdade chegou!
Já estamos em Queda Livre, em segundos já está a voar sobre o Mar do Algarve. Se a altitude do teu salto for os 3500 metros, a queda livre terá uma duração de 15 a 20 segundos.
Claro está que este é o salto onde a experiência é a mais reduzida, e por isso praticamente só temos Saltos Tandem aos 5000 metros, aqui sim são mais de 70 segundos em queda livre (Sim! Mais de um minuto)
Claro que, quanto mais alto for o Salto de Paraquedas (Salto Tandem), mais sobem também os preços da aventura, podes aqui consultar todos os preços e promoções em épocas especiais. 
Durante o voo em queda livre, a velocidade atingida é de mais de 220 quilómetros por hora, momento em que o instrutor lança o drogue (Aquele pequeno balão branco que vês aqui nas fotos), um redutor de velocidade que faz com que a aceleração da queda diminua, para mais e melhor segurança. 
O que é um Salto Tandem Salto de Paraquedas
O que é um Salto Tandem Salto de Paraquedas

As origens do paraquedismo remontam à China do século XIV, quando os acrobatas utilizavam, nos seus exercícios, objetos para amortecer as quedas. Em 1495, Leonardo da Vinci desenhou o primeiro protótipo de um paraquedas, apesar de nunca ter chegado a experimentar a invenção. Tinha a forma de uma pirâmide com uma estrutura rígida coberta por um pano leve. Em 1617, foi também um italiano, Fausto Venazio, o autor do primeiro salto com um paraquedas. Venazio atirou-se da torre da Catedral de Veneza e aterrou sem incidentes.

Já durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o paraquedismo foi parte integrante das estratégias militares e teve grande relevância nas operações, antes de se transformar naquilo que é hoje: uma atividade para quem valoriza as experiências pessoais e is desafios.