Verificação da Asa Principal

Skydive Seven Asa Principal Curso de Paraquedismo

A Asa Principal

Esta e asa principal, a sua abertura e promovida pelo piloto quando exposto ao vento em queda livre. É constituída por nove células, abertas na zona frontal (nariz ou bordo de ataque) e na parte de trás fechada (cauda ou bordo de fuga).

É conhecida vulgarmente como asa “ram-air”, que permite que o ar seja empurrado para o seu interior através das aberturas do nariz. Nas laterais podemos encontrar os estabilizadores, que funcionam como uma barbatana direcional de um tubarão ou quilha de uma prancha de surf, estes garantem que a asa voo em linha reta.

A direção do voo da asa é controlada através dos manobradores (esquerdo e direito) conectados à cauda da asa, quando puxados individualmente alteram a configuração da asa, o permite a sua rotação. Quando puxados em simultâneo reduzem a velocidade horizontal e vertical de forma a realizar a total desaceleração no momento da aterragem (flare).

Procedimentos após abertura da Asa Principal

Os oitos pontos seguintes são muito importantes no processo de aprendizagem no curso de paraquedismo, curso de iniciação à queda livre ou curso de queda livre acelerada QLA/AFF. Não basta abrir e esperar que um pedaço de pano nos transporte até ao chão!

Verificação da Asa

  • Retangular
  • Células infladas
  • Sem rasgões ou buracos
  • Sem cordões partidos
  • Sem enrolamentos
  • Slider em baixo
  • Asa totalmente controlável (volta esquerda, direita e travamento)
  • Asa a direito

Em outras palavras, a asa deve apresentar uma configuração retangular e todas as células infladas, sem cordões partidos ou com enrolamentos, perfeitamente esticados. O slider em baixo, ligeiramente acima dos manobradores, que quando destravados devem funcionar livremente e diretamente ao bordo de fuga.

São executados dois travamentos completos com ambos os manobradores (full flare), a asa terá de reduzir a velocidade e manter a direção durante este exercício de verificação. Continuar com uma volta pela direita e uma volta pela esquerda.

Bom curso de paraquedismo e excelentes aterragens.
A equipa de instrutores da Skydive Seven – Portugal.

Este é um excerto do texto do nosso manual de formação do curso de paraquedismo, uma formação completa e intensiva, componente teórica e prática que te prepara para saltar sozinho em segurança em qualquer parte do mundo.